Colégio Alternativo ir para home

 CURSOS EaD
 E-MAIL
 
Voltar | Acessar conta
Cadastre-se
Atividades Extracurriculares
Educação Infantil
| Home | Avaliações | Notícias | Horários | Galerias | Apoio ao estudo | O Mascote | Extracurricular | Contato | Trabalhe Conosco |
 
 
   Escolha um Álbum
Ver Álbum Excursão Pedagógica e Cultural: Conhecendo a Ilha dos Marinheiros...
25/10/2017

Ilha dos Marinheiros

 

 

Objetivo: O projeto tem por objeto fazer um intercâmbio cultural entre os alunos do Colégio Alternativo e da Escola Coração de Maria, com intuito de troca de experiências culturais.

 

Desenvolvimento:

As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula de campo, vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.

Nesse ano, o Colégio Alternativo adotou como tema da Feira do Livro a Cidade de Rio Grande. As professoras Aline Porto (1º ano Ensino Fundamental) e Maria da Graça Sayão (2º ano Ensino Fundamental), a partir dessa proposta planejaram explorar a Ilha dos Marinheiros. Assim entramos em contato com a professora da Escola Coração de Maria para que pudéssemos fazer a interação entre os alunos de ambas escolas.

Na oportunidade a professora da escola Debora Pedroso colocou-nos que seus alunos pesquisaram e visitaram os pontos turísticos da Ilha e inclusive gravaram um curta metragem com o intuito de participarem do Projeto ECOVIVER.

Com isso vimos a oportunidade de fazer a conexão entre o tema da Feira do Colégio Alternativo e a pesquisa dos alunos da Escola Municipal Coração de Maria.

Abaixo apresentamos o cronograma da visita a Ilha dos Marinheiros:

 

Dia 25/10/2017

Horário

Planejamento

8:00

Embarque dos alunos do Colégio Alternativo (Saída)

9:00

Recepção pelos alunos do Coração de Maria e café da Manhã

10:00

Apresentação da escola, seus arredores e curta metragem aos alunos do Colégio Alternativo

11:30

Almoço

13:00

Saída para realizarmos a volta na Ilha dos Marinheiros desembarcando nos principais Pontos Turísticos

15:00

Piquenique das crianças

16:00

Retorno para Rio Grande (Saída)

 

 

Dia 11/11/2017

Horário

Planejamento

9:00

Alunos da Escola Coração de Maria participarão da Feira do Livro do Colégio Alternativo

 

 

 

Ver Álbum Bispo Dom Ricardo.
19/09/2017

Recebemos a visita pastoral e missionária do Bispo Dom Ricardo.
Nossa escola é laica mas respeitamos todos os credos, reconhecendo a importância do respeito pela diversidade religiosa de nossos alunos. É importante que todos os que frequentam a nossa instituição se sintam em "casa", independentemente da sua religião, raça, orientação sexual, opção política etc...

Ver Álbum Maratoninha 2017
21/07/2017
A primeira A Maratoninha foi idealizada pelo ex-ciclista profissional Jamil Elias Suaiden, representante do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (1996). Jamil inaugurou a Maratoninha em outubro de 2002, em comemoração ao Dia da Criança, em Brasília. Mais de 800 crianças de vários projetos sociais da cidade participaram. No ano seguinte, eram 1.500 crianças de 6 a 12 anos de idade.
http://circuitomt.com.br/editorias/esportes/40080-circuito-caixa-de-maratoninha-deve-reunir-1-500-criancas.html

 

Ver Álbum 1ª Reunião de Pais e Professores 2017
21/03/2017

Neste dia os pais receberam as explicações do ano letivo e entregaram os materiais da lista de materiais dos filhos.

Ver Álbum Feira de Ciências 2016( Alunos da Tarde)
22/08/2016

ENSINO FUNDAMENTAL

 

- 5° ano:  ENERGIA SOLAR – O sol é a principal fonte de energia do planeta. Ele ilumina e aquece a Terra. Além disso, parte de sua energia luminosa pode ser aproveitada para gerar energia elétrica. Isso é feito por meio de painéis solares. Pelo fato de a energia solar ser considerada acessível, inesgotável e limpa, seu uso constitui uma importante alternativa para a geração de energia elétrica.

 

- 6º ano: ENERGIA HIDRÁULICA – Grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem das usinas hidrelétricas; nelas, a água dos rios movimenta turbinas. Por isso, quanto maior a quantidade de água correndo em um rio e mais intensa for a sua queda-d’água, maior é o potencial de transformação da energia hidráulica em elétrica.

 

- 7º ano: ENERGIA EÓLICA -  Moinhos de vento existem há pelo menos mil anos. Antes, a energia dos ventos era usada principalmente para moer grãos ou retirar água de poços; hoje, é usada também para gerar energia elétrica. Pela presença de fortes e constantes ventos em algumas regiões, o brasil tem grande potencial para usar esse tipo de energia.

 

- 8º ano:   BIOMASSA:  Materiais de origem vegetal ou animal podem ser utilizados como fonte para gerar energia térmica ou elétrica. O nosso pais é líder mundial em geração de energia originada de materiais orgânicos de origem, como bagaço da cana-de-açúcar.

-9º ano: CALOR:  O interior da Terra apresenta altas temperaturas, que, em algumas regiões, estão relativamente próximas da superfície. Essa energia geotérmica é capaz de aquecer a água e transformá-la em vapor, muitas vezes, sob alta pressão. Em gêiseres ou por meio da perfuração de poços, esse vapor pode ser utilizado para movimentar turbinas e, assim, gerar energia elétrica.

 

 

 

 

ENSINO MÉDIO

 

- 1º ano: HIDROGÊNIO: O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do Universo, o que o torna uma fonte promissora de energia limpa, renovável e inesgotável. Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é capaz de produzir energia elétrica por reações químicas.

 

- 2º ano: MARÉ: Os movimentos das marés também podem ser utilizados para gerar energia elétrica. O desnível entre a maré baixa e alta é um dos mecanismos que permite girar as turbinas, convertendo a energia maremotriz em energia elétrica.

 

- 3º ano: PRESSÃO:  A energia piezelétrica (ou piezoelétrica) é gerada pela capacidade de alguns cristais produzirem pulso elétricos quando submetidos à pressão mecânica. Existem projetos alternativos utilizando materiais piezelétricos em ruas e calçadas para que a pressão causada pela movimentação dos carros e pedestres gere energia elólica.

  1-2-3-4-5-6-7  
 

© Direitos reservados a Colégio Alternativo 2007 - 2016

Desenvolvimento WD House
Está na Mídia Sobre o Colégio Cursos $wdestatistica$