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Avaliações por Bimestre - agendamentos 2017

   Srs. Pais,

       A educação em valores é uma realidade da Lei 9394/96. A LDBN, (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm) ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua  da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (Art. 24).  

 São objetivos da avaliação:

 I - acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos;

 II - verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas;

 III - avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos;

IV - detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado;

V - repensar novas estratégias de trabalho em classe (professor) para "replanejamento".

O processo avaliativo se dá em dois momentos:

 

a) Nas disciplinas – nas áreas do conhecimento e componentes curriculares a partir do espaço da sala de aula; configura a construção inicial do conhecimento do aluno em cada disciplina ou componente curricular, na autoavaliação (qualitativamente).

b) Nas vivências – a partir do planejamento, execução e avaliação do projeto vivencial, no qual os professores responsáveis pelas áreas de conhecimento, em interface com sua autoavaliação e a autoavaliação dos alunos, estabelecem a construção de conhecimento do aluno através de experiências (vivências, práticas sociais, manifestações culturais e mundo do trabalho), valorizando a experiência extraescolar

 Considera-se a avaliação da aprendizagem como um processo integrado ao desenvolvimento do ensino, e não como um momento estanque de verificação e mensuração de conhecimentos.

Os conceitos decorrentes da análise do conselho de classe expressam todas as aprendizagens acumuladas no período, tanto das atividades específicas por disciplina, atividades vivenciais e atividades por área do conhecimento, na seguinte formulação:

 Construção Satisfatória da Aprendizagem (CSA) - expressa a construção de conceitos necessários para o desenvolvimento dos processos da aprendizagem, correspondentes ao ano de escolarização, embasados na apropriação dos princípios básicos das áreas do conhecimento, desenvolvidos na forma geral e na parte diversificada, ambas relacionadas no plano de trabalho docente. É atribuída bimestralmente e ao final do ano letivo, tem caráter cumulativo, somativo e sinaliza a aprovação e o avanço para o ano subsequente de sua escolarização;

Construção Parcial da Aprendizagem (CPA) - expressa a construção parcial dos conceitos necessários para a construção das aprendizagens, correspondentes ao ano de escolarização, embasados na apropriação dos princípios básicos das áreas do conhecimento, desenvolvidos na formação geral e na parte diversificada, ambas relacionadas no Plano de Trabalho do professor. É atribuída bimestralmente ou ao final do ano letivo, com caráter cumulativo e somativo.

Construção Restrita da Aprendizagem (CRA) - expressa a construção ínfima, restrita dos conceitos necessários para a construção das aprendizagens, correspondentes ao ano de escolarização, embasados na apropriação dos princípios básicos das áreas do conhecimento, desenvolvidos na formação geral e na parte diversificada, ambas relacionadas no Plano de Trabalho do professor. É atribuída bimestralmente ou ao final do ano letivo, com caráter cumulativo e somativo.

Assim os conceitos que melhor representam o nível de desenvolvimento do aluno em relação às competências (habilidades) são:

CSA - de 8 a 10 “plenamente desenvolvida”,

CPA –        7     “suficientemente desenvolvidas”,

CRA – 6,9 a 0   “não desenvolvida”.

  

    Avaliações Ensino Médio Politécnico (Obrigatório)

Avaliações

» 1º ANO -  

» 2º ANO

» 3º ANO (turma chamada de terceirão) Nesta turma a metodologia se aplica ao projeto preparatório para o ENEM, é bom observar o calendário letivo. Há aula agendas aos sábados.

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