Única escola familiar em Rio Grande, sócios educadores e gestores, diariamente em sala de aula.

(53) 9994 54604

Rua Vice-Almirante Abreu, 225,Centro.
Rio Grande - RS
CEP: 96200-270

Turismo Pedagógico
18 de março de 2024
COMPARTILHE

Turismo Pedagógico

Todo itinerário e paradas para alimentação.
 
Manhã: Casa de Cultura Mário Quintana ( https://www.ccmq.com.br/)

e Museu Militar do Comando Militar do Sul - (MMCMS), foi idealizado em 1994,
inaugurado em 1999 e classificado na categoria de Museu Militar.
É uma Instituição Federal vinculada ao Comando Militar do Sul – (CMS)
e está subordinado, tecnicamente, à Diretoria de Patrimônio Histórico
e Cultural do Exército (DPHCEx). O MMCMS possui exposições permanentes abertas
a visitação pública e gratuita.
Acervo: conta com diversas viaturas, blindados, armamentos, além, de diversos artefatos
utilizados pela Força Terrestre.


Tarde: Iberê Camargo, Cais embarcadero e Orla do Guaíba
 
 

 Sobre o Iberê!

 

A Fundação Iberê foi criada em 1995, com a missão de preservar, investigar e divulgar a obra de Iberê Camargo, além de aproximar o público deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX, estimulando a reflexão sobre arte, cultura e educação por meio de programas transdisciplinares e do fomento à própria produção artística.

A cada ano, são organizadas exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas, entre outras atividades, que versam sobre a obra de Iberê Camargo e sobre temas ligados à arte moderna e contemporânea, articulando, além das artes visuais, as demais manifestações artísticas – como o cinema, a música, a arquitetura, o teatro e a literatura – e os mais diversos campos do conhecimento.

A atual sede da Fundação, inaugurada em maio de 2008, foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos mais relevantes da contemporaneidade. O prédio, criado para abrigar o acervo e todas as demais atividades, possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.

Visão
Ser um centro de excelência dedicado à obra de Iberê Camargo e à reflexão sobre arte moderna e contemporânea, para onde convergem os mais variados públicos e segmentos sociais.

Propósito
Preservar o acervo, promover a pesquisa e a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação dos públicos da Fundação com a arte, a cultura e a educação a partir de programas transdisciplinares que dialoguem com as diversas manifestações culturais e os mais variados campos do conhecimento.))