Gincana de Ciências PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.
O processo de ensino-aprendizagem vai muito além da sala de aula. Atividades diferenciadas beneficiam esse processo. As atividades práticas são defendidas desde os tempos remotos, o filósofo John Dewey em 1916 defendia que, a aprendizagem efetiva ocorre quando os alunos estão envolvidos em experiências. Isto é, a aprendizagem por meio da prática permite que os estudantes se tornem protagonistas de sua educação, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para a vida.
(Angela Duckworth, 2016).
A gincana é uma forma lúdica de interação dos conteúdos de ciências. Nela, podemos estudar os principais conceitos de uma forma mais simples e integrada. Além de poder incluir a interdisciplinaridade e interação entre os alunos, a partir das provas propostas.
Objetivo geral:
- Despertar nos alunos a consciência de trabalho em equipe, além de liderança e competitividade, e a importância da preservação ambiental e do estudo das ciências.
Objetivos Específicos:
-Conhecer os ambientes naturais da nossa região, e os animais pertencentes dele;
- Demonstrar a importância da preservação ambiental;
- Promover estratégias didáticas/ lúdicas que beneficiam o aprendizado;
- Reconhecer a importância do estudo das ciências para o bem social;
- Aceitar e obedecer às regras;
- AV2, pedagogia invertida no trimestre;
- Saber trabalhar em grupo.
Metodologia:
Os grupos, a partir do 4º ano do ensino fundamental, deverão fazer sua inscrição*** para a gincana. A inscrição será realizada junto aos professores de ciências e biologia da escola (cada turma com o seu professor responsável). A equipe deve possuir no mínimo 8 alunos e no máximo 12, além disso, o grupo deve conter no mínimo 2 (no máximo 3) pais / responsáveis.
No grupo pode conter diferentes faixas etárias, portando, pode haver uma “mistura” das séries. No momento da inscrição as equipes devem, na ficha, um nome para a equipe; este nome deve ser original e tem que constar algo relacionado às ciências.
*** FICHA DE INSCRIÇÃO
Referências:
Dewey, John. Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. 1916.
Duckworth, Angela. Grit: The Power of Passion and Perseverance. Scribner, 2016.
As tarefas serão lançadas no site da escola(https://www.alternativorg.com.br/). O tempo que os grupos terão para desenvolver as tarefas dependerá da complexidade de cada uma, assim como os pontos que elas valerão (todas as informações estarão em anexo com a tarefa).
Nesta competição, a banca avaliadora das provas não será composta por professores da escola e convidados, para haver uma maior legitimidade nas avaliações.
Os alunos que não participarem das equipes deverão montar torcidas organizadas. As torcidas também serão avaliadas e poderão auxiliar na pontuação extra das equipes.