Única escola familiar em Rio Grande, sócios educadores e gestores, diariamente em sala de aula.

(53) 9994 54604  & (53) 32327116 - CELULAR E WHATSAPP

Rua Vice-Almirante Abreu, 225,Centro.
Rio Grande - RS
CEP: 96200-270

Gincana de Ciências – PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.
8 de abril de 2025
COMPARTILHE

Gincana de Ciências – PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

O processo de ensino-aprendizagem vai muito além da sala de aula. Atividades diferenciadas beneficiam esse processo. As atividades práticas são defendidas desde os tempos remotos, o filósofo John Dewey em 1916 defendia que, a aprendizagem efetiva ocorre quando os alunos estão envolvidos em experiências. Isto é, a aprendizagem por meio da prática permite que os estudantes se tornem protagonistas de sua educação, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para a vida.
(Angela Duckworth, 2016).

A gincana é uma forma lúdica de interação dos conteúdos de ciências. Nela, podemos estudar os principais conceitos de uma forma mais simples e integrada. Além de poder incluir a interdisciplinaridade e interação entre os alunos, a partir das provas propostas.

Objetivo geral:

- Despertar nos alunos a consciência de trabalho em equipe, além de liderança e competitividade, e a importância da preservação ambiental e do estudo das ciências.

 

Objetivos Específicos:

-Conhecer os ambientes naturais da nossa região, e os animais pertencentes dele;

- Demonstrar a importância da preservação ambiental;

- Promover estratégias didáticas/ lúdicas que beneficiam o aprendizado;

- Reconhecer a importância do estudo das ciências para o bem social;

- Aceitar e obedecer às regras;

- AV2, pedagogia invertida no trimestre;

- Saber trabalhar em grupo.

Metodologia:

 Os grupos, a partir do 4º ano do ensino fundamental, deverão fazer sua inscrição*** para a gincana. A inscrição será realizada junto aos professores de ciências e biologia da escola (cada turma com o seu professor responsável). A equipe deve possuir no mínimo 8 alunos e no máximo 12, além disso, o grupo deve conter no mínimo 2 (no máximo 3) pais / responsáveis.

No grupo pode conter diferentes faixas etárias, portando, pode haver uma “mistura” das séries. No momento da inscrição as equipes devem, na ficha, um nome para a equipe; este nome deve ser original e tem que constar algo relacionado às ciências.

*** FICHA DE INSCRIÇÃO

Referências:

 

Dewey, John. Democracy and Education: An Introduction to the Philosophy of Education. 1916.

Duckworth, Angela. Grit: The Power of Passion and Perseverance. Scribner, 2016.

As tarefas serão lançadas no site da escola(https://www.alternativorg.com.br/). O tempo que os grupos terão para desenvolver as tarefas dependerá da complexidade de cada uma, assim como os pontos que elas valerão (todas as informações estarão em anexo com a tarefa).

Nesta competição, a banca avaliadora das provas não será composta por professores da escola e convidados, para haver uma maior legitimidade nas avaliações.

Os alunos que não participarem das equipes deverão montar torcidas organizadas. As torcidas também serão avaliadas e poderão auxiliar na pontuação extra das equipes.