Interclasse de futebol (e queimada para 4º e 5º anos do ens. fundamental)!
1. INTRODUÇÃO:
O presente pré-projeto consiste em realizar entre as turmas da manhã do sexto ano do Ens Fundamental ao Terceiro ano do Ens Médio - (61b à 3EM) da escola, um torneio interclasse de futsal.
2. PÚBLICO ALVO:
Será oferecido para às turmas 61B à 3EM e seus familiares, na torcida, a oportunidade de participar do evento.
3. OBJETIVOS:
Temos como objetivo principal a interação e o incentivo a uma cultura esportiva entre os alunos, propiciando um ambiente de diversão e descontração entre as disputas que serão modalidades em caráter formativo e participativo;
Todos os alimentos recebidos serão doados para determinada empresa filantrópica(ONG Colmeia movimento solidário);
O dinheiro arrecadado será usado para pagar os custos do projeto;
4. REGRAS GERAIS DO EVENTO:
É obrigatória a autorização (via bilhete nas agendas escolares) para alunos menores de 18 anos. Alunos menores de 13 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis;
Portar documento de identidade;
Para que seja feito o reconhecimento do jogador;
Evitar palavrões e xingamentos;
Proibido usar brincos e correntes durante os jogos;
Faz parte das regras do futsal, onde o jogador não pode usar qualquer adereço que leve perigo a ele mesmo ou um adversário, incluindo qualquer tipo de joia;
Cada partida será por tempo corrido e terá duração de 02 (dois) tempos de 20(vinte) minutos cada com um intervalo de 05 (cinco) minutos. A equipe que obtiver mais gols ao final da partida será declarada Vencedora;
Cada equipe poderá cometer até 09 (nove) FALTAS COLETIVAS por jogo. Assim sendo, ao cometer a décima falta coletiva, a equipe sofrerá uma penalização “TIRO LIVRE” (um chute a gol cobrado do meio da quadra, em que todos os jogadores deverão estar fora do círculo central da quadra e atrás da linha da bola; após a cobrança o jogo segue normalmente);
Em caso de empate, as equipes disputarão em pênalti em forma de morte súbita. As penalidades deverão ser cobradas pelos atletas que estejam inscritos e não tenham sido expulsos. O mesmo atleta só poderá realizar a segunda cobrança após todos os outros terem realizado a primeira cobrança;
Se ao realizar as penalidades para o desempate ocorrer REBOTE, não será permitido completar o gol;
Obrigatório o uso de meião, calção e caneleiras;
O uso de caneleiras serve para evitar lesões como também de prezar pela higiene dos machucados feitos durante o jogo;
Proibido usar brincos e correntes durante os jogos;
As demais regras do jogo serão as de conformidade com a FIFUSA.
5. INSCRIÇÕES/EQUIPES:
Será permitida a inscrição de 6 participantes no mínimo e de 10 no máximo por equipe. O número máximo de participantes da modalidade contempla todos os componentes informados no ato da inscrição, esta inscrição será feita por meio de uma ata até o dia 11/11/22.
6.COMPETIÇÃO:
O sistema de disputa será definido de acordo com o número de equipes inscritas. Os confrontos serão definidos por sorteio, cujos critérios serão definidos pela Comissão Organizadora.
6.1 Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigores editados pela FIFUSA – Federação Internacional de Futebol de Salão.
6.2 É obrigatória a presença das equipes devidamente uniformizadas e em condições de jogo (caso a equipe não tenha uniforme, serão emprestados coletes).
6.3 A equipe que não se apresentar para jogar, após o tempo de tolerância, perderá por não comparecimento (WO). A equipe presente será declarada vencedora pelo placar de 03x00.
6.4 Se o fato previsto no parágrafo anterior ocorrer com as 02 (duas) equipes, ambas serão consideradas perdedoras com o placar de 00x03.
6.5 Somente o erro de direito que ocasione prejuízo real à equipe vencida, no tocante à alteração do placar, dará motivo à anulação do jogo, desde que esta anulação não beneficie o infrator. Todas as infrações cometidas neste certame serão apreciadas e julgadas pela Comissão Organizadora, baseando-se nas regras da FIBA e nas alterações específicas para este evento.
6.6 As penalidades serão aplicadas em grau de Advertência, Suspensão e Eliminação.
6.7 O comportamento antiesportivo, bem como agressão física ou verbal, tentada ou consumada contra árbitros, atletas e pessoas presentes, estará sujeita a penalidades com o encerramento do jogo.
6.8 Caso o arbitro encerre uma partida em razão de qualquer incidente ou fato e aponte o time causador, o mesmo será considerado perdedor pela contagem de 5x00.
As decisões da Comissão Organizadora serão irrevogáveis e produzirão efeito imediato.
7. SEGURANÇA DO EVENTO:
O evento contará com a Área Protegida da UNIMED - LITORAL SUL.
Serão necessários a participação de voluntários, no mínimo 3, para fazer a segurança na porta do ginásio e suas dependências, organizando assim o fluxo das pessoas, controlando efetivação do pagamento do valor da entrada e/ou recebimento dos alimentos, ajudar a manter o bom acontecimento do torneio e também auxiliar na tabela dos resultados dos jogos entre as equipes participantes.
8. PREMIAÇÃO:
Todas as equipes receberão um certificado de participação, para a melhor torcida um troféu e para a equipe campeã será oferecido um troféu e medalhas.
9. UNIFORME:
O uso de coletes esportivos é opcional, sendo possível, se cada equipe não tiver terno completo poderá optar por usar camiseta da mesma cor entre os jogadores.
Se a equipe optar por fazer um uniforme personalizado o custo será em torno de R$ 120,00 cada terno(meião, calção e camiseta com número) nas malharias da cidade, ficando a critério de cada equipe a confecção ou não dos seus uniformes.
Independentemente, se as equipes optarem pela confecção dos uniformes, ou não, deverão apresentar-se para o jogo, devidamente uniformizadas, camisetas iguais (idênticas, mesma cor) e numeradas (ao menos nas costas, sendo que tamanho do número deve ser visível para o árbitro), calção cor única (não será levado em consideração a marca), não é obrigatório ser numerado e meião cor única (não será levado em consideração a marca dos meiões), sendo que o equipamento dos jogadores compõe-se de camisa de manga curta, ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras, tênis confeccionados com lona, pelica ou couro macio, com solado e revestimento lateral de borracha ou material similar, ficando terminantemente proibido o uso de camisa sem manga e de sapatos com solado de couro ou pneu, ou que contenham travas.
Em caso de coincidência nas cores de uniformes será realizado um sorteio para definir a equipe que deverá efetuar a troca dos uniformes ou o uso de coletes fornecido pela organização.
10. LOCAL E ORÇAMENTO PARA REALIZAÇÃO DO EVENTO:
O local do evento deverá ser realizado no IAC (Ipiranga Atlético Clube) situado na Rua Dr. Nascimento, nº 14 N/C.
10.1. VALOR SIMBÓLICO:
Valor por inscrito é de R$ 10,00, o pagamento como já dito, será recolhido pelo aluno Matheus.
Valor da entrada no evento: R$ 5,00 por pessoa ou 1 kg de alimento não perecível que será destinado a uma instituição chamada Colmeia Movimento Solidário da cidade de Rio Grande.
11. RECURSOS:
Para que o evento seja realizado será necessário:
Bola; coletes; custo com o aluguel da quadra por dia de evento; arbitragem e local para realização do evento.
12. HORÁRIO E DATA DA REALIZAÇÃO DO EVENTO:
O evento deverá ser realizado no dia 18/11/2022 para que haja uma maior adesão por parte dos participantes e de suas famílias em prestigiar o projeto, (a confirmar)
13. DIVULGAÇÃO:
A divulgação do evento será feita pelos canais oficiais da escola e também pelas mídias sociais da comissão organizadora.
14. PATROCÍNIOS:
Para ajuda com os custos deste projeto iremos contar com o patrocínio de algumas empresas, sendo elas: FTD, Pit Stop, Locmar.
15. DISPOSIÇÕES GERAIS:
A equipe que deixar de comparecer para a realização de um jogo (WO), sem motivo justificado, será automaticamente eliminada do torneio
16. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Sabendo-se dos benefícios para os alunos, os eventos escolares também proporcionam a integração do corpo docente. Para tanto, é necessário que todos caminhem juntos ao longo do processo de elaboração das atividades, o que pode ser positivo e aproximar os professores, auxiliares, coordenadores e demais profissionais, ressaltando mais uma vez a importância do trabalho em equipe.
A distribuição de responsabilidades contribui para um sentimento de pertencimento, garantindo assim que todos os participantes serão peças fundamentais para o sucesso dos eventos.