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PROJETO FEIRA LITERÁRIA 2024  RESSIGNIFICANDO AS LETRAS
4 de outubro de 2024
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PROJETO FEIRA LITERÁRIA 2024 RESSIGNIFICANDO AS LETRAS

1 - Introdução

 

          Próximos ao final do ano letivo, urge nos corações de todos os participantes dos processos educacionais do Colégio Alternativo o envolvimento com atividades de cunho empreendedor e criativo. Por conta desta necessidade, e imbuídos de um “ide e pregai” literário, o corpo docente de Linguagens do Colégio Alternativo retoma a tradicional Feira Literária, projeto com intento de proporcionar contato ainda mais profundo dos alunos com a Literatura e todo seu entorno lúdico, partindo de atividades propostas pelos professores, em consonância com as necessidades e interesses dos alunos.

          Participam da elaboração, tanto do projeto quanto das atividades e organizações, Rodrigo Cáceres Lopes, professor de Português, Inglês e Literatura; Thalena, professora de Inglês e Português e Nicole, professora de Português.

          Para elaboração do projeto, separam-se dois dias do mês de outubro de 2024: dezessete e dezoito do referido mês, em conformidade com o período de AV1-B ( avaliação do segundo semestre do segundo semestre do ano letivo).

         

1.2 – Justificativa

 

          Visando envolver os alunos do Colégio Alternativo em atividades empreendedoras e criativas, o desenvolvimento da Feira Literária se apoia na necessidade urgente de fomento de leitura e aprofundamento na história da literatura universal, matéria que se distancia cada vez mais da juventude em favor de um acúmulo acelerado do consumo de informações inócuas em vídeo. As atividade que serão propostas têm em si valor agregado tanto na administração dos recursos quanto nos estudos necessários para determinação dos objetos das matérias e subsequente aprofundamento no conteúdo. Como atividade educacional e coletiva, incentiva a administração de pessoa em grupos e execução de tarefas por habilidade. Como problema, exige um mergulho nos temas selecionados para criação de material de divulgação, além de preparar para o enfrentamento às necessidades acadêmicas futuras de participação em eventos que ajudam a somar em horas de formação. Portanto, tal projeto desenvolve habilidades necessárias à vida intelectual dos alunos envolvidos.

 

 

2 – Objetivos

 

2.1 – Objetivos gerais

 

          A meta comum a todos é a preservação do interesse na literatura universal e o entendimento da importância da mesma como método de pensamento e iluminação dos processos sociais do recorte temporal ao qual pertencem.

          Na elaboração dos trabalhos, objetiva-se que as turmas desenvolvam capacidade de funcionamento em grupos afins, mensuração aproximada e suficiente dos materiais necessários à execução, descrição dos objetos de exposição a serem construídos e execução apropriada dos mesmos, concluindo a pertinência tanto dos temas quanto dos objetos de exposição para o público que se destina (alunos da escola de atuação).

          Ao fim dos trabalhos e da exposição no evento, os alunos devem ser capazes de refletir o quanto aprenderam com os processos anteriores, além de refletirem sobre a relevância de suas exposições para o público interessado, visto que, em essência, tal evento serve como fomentador de novos interesses literários a todos.

          E além dos inícios e fins dos trabalhos, os alunos envolvidos serão avaliados dentro do sistema de quantificação do Colégio Alternativo, valendo pontos para a Avaliação 1 – B, que compreende 15% da nota total (100%) do semestre vigente.

 

2.2 – Objetivos específicos

 

  • Fomentar estudo sobre Literatura e sua importância na juventude;
  • Produzir textos literários como expressão do eu;
  • Promover atividades empreendedoras e administrativas como simulação da vida acadêmica;
  • Manifestação artística e decorativa de objetos cenográficos compondo cenários e cartazes;
  • Administração de grupos e trabalho, gestão de pessoas  e de metas;
  • Entender a importância histórica da Literatura no entendimento do mundo;
  • Avaliar a produção intelectual visando boa recepção do público.

 

3 – Metodologia

         

          Tratando-se de uma feira literária, a orientação aos alunos foi para produção de material expositivo, seja este de criação própria ou divulgação de obras de interesse comum. Os alunos foram convidados, em momento de brainstorm, a reunirem-se em grupos e pensar sobre temas que lhes agradam. Em seguida, pensaram sobre métodos de exposição e materiais necessários a tal exposição. Após a reflexão, começa a produção, partindo da escrita e possível aprovação do projeto.

          Para elucidação das ideias, segue abaixo tudo o que foi pensado pelas turmas:

 

3.1 – Ensino Fundamental 2

 

3.1.1 – Turma 61B de Língua Portuguesa

 

          Para a turma do sexto ano, a proposta é a exposição de poemas líricos escritos pelos alunos e expostos em mural ou varal. Os poemas serão escritos em aula e digitalizados pelo professor para impressão e exposição.

          Como trabalho literário, a escrita de poesia tem como prerrogativa relevar o eu profundo em versos, em um transbordar de sentimentos acomodados em formas linguísticas de beleza ímpar, pois cada poeta tem sua linguagem. Sendo esta a turma mais jovem a participar do evento, espera-se uma poesia com tons naif e cheia de sentimentos puros.

          Os materiais necessários são: cavalete, corda ou mural para exposição; fita durex; folhas de ofício brancas e coloridas.

          A exposição poderá ocorrer na sala 8 do colégio ou no pátio em dias de clima apropriado, sendo possível transferir as obras para local fechado caso seja necessário.

 

3.1.2 – Turma 71B de Língua Portuguesa

 

          O sétimo ano trabalhará os gêneros “Reportagem”, abordado no livro didático da Conquista, as “Lendas Urbanas”, “Relatos de Viagem” e “Relato Histórico”. Nesta fase dos estudos de linguagens, os alunos já começam a se relacionar com textos de maior inserção na sociedade, mas sem perder o imaginário próprio da idade. A turma está a cargo da professora Nicolli Timm, e o material necessário para execução é: revistas ou jornais antigos, projetor (para expor slides/vídeos), impressão de imagens coloridas, folhas de ofício (duas unidades por aluno), mesa para exposição e tecido preto (3m) ; malha ou TNT. Considerando a data do evento (data em ajuste ), conforme combinado entre os professores, a montagem será no dia 00/00/00, às 00:00:00, na sala 8.

 

3.1.3 – Turma 81B de Língua Portuguesa

 

          A turma 81B, também a cargo da professora Nicolli, trabalhará com “Memórias Literárias”, “Diário Pessoal” e “Carta do Leitor”, três gêneros bastante pessoais e, consequentemente, opinativos. Às portas da adolescência, os alunos passam manifestar seus pontos de vista com maior ênfase e menor filtro. O uso da textualidade para expressão de si, nesta fase, promove a consagração do texto como ferramenta relevante de expressão, marcando na mentalidade jovem, tão carente de texto na atualidade, um afeto à elaboração textual argumentativa. Para tanto, conforme o projeto elaborado entre turma e professora, far-se-ão uso dos seguintes materiais: tecido branco (3 metros, pode ser malha ou TNT), papel de carta colorido (26 folhas, uma por aluno), painel (ou possibilidade de colar na parede), corda ou barbante, prendedores de roupa (2 por aluno; 52 no total), tinta ou têmpera (para pintar os prendedores), uma mesa para exposição de materiais (ou junção de 6 classes), jornais antigos, empréstimo de livros da biblioteca. O espaço para exposição também é a sala 8.

 

3.1.4 – Turma 91B de Língua Portuguesa

 

          Sob a tutela da professora Thalena Evangelista Santos, a turma 91B fará a produção de uma cartilha de textos dissertativos-argumentativos para apreciação do público. Nesta fase, o aperfeiçoamento dos argumentos passa pela capacidade de coloca-los também em texto. Assim, a exposição de ideias em textos normativos (como o texto dissertativo-argumentativo) permite aos estudantes mais jovens um vislumbre das ferramentas que disporão para argumentações futuras, bem como um contato, mesmo que breve, com o gênero textual do Exame Nacional de Ensino Médio. Os materiais requeridos são: cartilhas, impressões de textos motivadores do Enem, cartolinas, tecido TNT branco ou verde (3 metros), folhas coloridas, mesa para exposição de materiais microfones e projetor. O espaço será a sala 2, sendo que alguns alunos poderão circular pela escola expondo suas produções.

 

3.2 – Ensino Médio

 

3.2.1 – Primeira Série de Literatura e Língua Portuguesa

 

          Para esta atividade, o alunado preferiu reunir-se em um coletivo com todos os membros da turma para a elaboração e a execução do projeto, que consistirá na análise e na divulgação das obras da editora Darkside que abordam o trabalho do casal paranormal Ed e Lorraine Warren. Das ideias advindas da turma, as mais plausíveis falam sobre exposição do livros, cartazes contando a história do referido casal e decoração combinando com o tom das obras.

          Para a instalação da decoração, a turma solicitou a sala 7 do colégio, por ser menor e mais fácil de decorar. O material necessário listado pela turma para a instalação é: TNT preto, têmpera vermelha, cartolina, papel pardo e canetão de diversas cores, além do projetor da escola para exposição de fotos históricas. A data escolhida para montagem, exposição e visita das turmas à instalação é o dia ______ de outubros, a partir das 10 horas da manhã. O professor responsável pela avaliação e orientação dos alunos é Rodrigo Lopes, professor de Literatura e Inglês da referida turma.

 

3.2.2 – Segunda série de Literatura e Língua Portuguesa

 

          Já o alunado desta série preferiu organizar-se em grupos distintos com temas diferentes para execução dos trabalhos. Os grupos foram definidos a partir das relações entre os alunos, e cada grupo definiu seu tema e formato de trabalho, a saber:

          Grupo A (Anna Karoline e Juliane): este grupo fará uma exposição de poemas do autor gaúcho Mário Quintana. A ideia principal é editar um fanzine sobre o poeta, falando sobre sua trajetória e importância na literatura brasileira e sul-rio-grandense. Como ilustração, será confeccionado um pôster com fotos e poemas para primeiro impacto no público. Para tanto, os materiais necessários serão: papel crepom, E.V.A., folha de ofício, barbante, cola quente, glitter, tinta, cartolina e folhas coloridas.

          Grupo B (alunos Linniker, Jeferson, Julya e Renan): este grupo trabalhará a obra “Lira dos Vinte Anos”, de Álvares de Azevedo, através de cartazes e exposições sobre a obra e a biografia do autor. Para tanto, os materiais listados foram: rolo de papel pardo, canetões, folha de ofício e impressões. Este grupo demonstrou maior organização das obrigações de seus membros, posicionando Renan como digitador da biografia do autor, Linniker como apresentador da obra selecionada, Jeferson como poeta que fará uma versão de um poema do autor selecionado e Julya como formatadora dos textos que serão expostos.

          Grupo C (João Pedro Guedes, João Pedro Quevedo, Bernardo e Viviane): tem como tema o gênero literário “mangá” e sua influência e popularidade no Brasil. O grupo idealizou exposição de exemplares de mangás e cartaz com principais informações sobre o tema proposta: Do material, requerem: papel pardo ou cartolina, canetões, folhas de ofício e exemplares de mangás (de propriedade pessoal).

          Os grupos desta turma preferem expor seus trabalhos na sala 11, onde estudam. O dia de exposição será ----------- de outubro, das 8 às 10 horas da manhã, com orientação do professor Rodrigo Lopes.

 

3.2.3 – Terceira série de Literatura e Língua Portuguesa

 

          Assim como a segunda série do mesmo nível, esta turma se separou em grupos afins para a execução do projeto, e cada grupo selecionou seu tema para exposição. Tratando-se de uma turma concluinte da última etapa do ensino regular, espera-se um trabalho ainda mais elaborado, tanto nas ideias quanto na implementação. Seguem os detalhes dos grupos para reflexão:

          Grupo A (Lavínia, Ellen, Mellany, Sarah e Ana): o trabalho abordará a Semana de Arte Moderna de 1922, com foco na pintora Anita Malfati em um debate sobre “o que é arte?”. Tal tema advém dos recentes estudos regulares de literatura, nos quais abordamos a referida Semana de Arte Moderna e as Vanguardas Europeias, que despertam reflexões sobre o papel da arte na sociedade. Para execução, serão necessárias mesa, duas cartolinas, papelão, TNT preto para cobrir a mesa e folhas de ofício. O local de exposição será a sala 5.

          Grupo B (Rafael, Larissa, Julia Souza, Julia Ferreira, Miguel, Thiago, Lucas e Alex): deste grupo teremos uma produção cinematográfica, de gênero “curta-metragem”, produzido pelos alunos (roteiro, atuação, direção e edição). Para mostra do resultado, requer-se o projetor e recursos para vídeo, além da sala 8.

          Grupo C (Asheley, Emanuelle, Laura, Mariana Vieira e Marina): cartaz sobre a poeta Ana Cristina Cesar, membro da conhecida “geração mimeografo”, a qual representou a vanguarda da poesia brasileira dos anos 70, sendo Ana C. (pseudônimo artístico da poeta) uma das mais angustiadas de sua geração por conta da dificuldade de assumir sua homossexualidade. Para produção do cartaz, solicita-se cartolina branca, fita, canetões e espaço na parede da sala para exposição.

          Grupo D (Victor da Cunha): cartas sobre a obra “O Senhor dos Anéis”., do autor britânico J.R.R. Tolkien. O trabalho abordará a importância da referida obra na criação do imaginário popular dos anos sessenta aos dias atuais, passando pela biografia do autor e explanação de suas obras. Para tal, o aluno necessita de cartolina, canetões, folhas impressas, fita e espaço para exposição.

          Após o registro das atividades propostas pela turma, percebeu-se maturidade e crescente criatividade nas escolhas, demonstrando posicionamento firme no mundo que os espera e também escolhas de futuros profissionais, como no caso da produção cinematográfica.  A turma está de parabéns!

 

4 – Avaliação

 

          Os referidos trabalhos comporão a nota da segunda avaliação do segundo semestre, cumprindo com a ânsia dos atores educacionais envolvidos por projetos voltados à elaboração e à criatividade, desenvolvendo tais habilidades nos alunos. O percentual total da avaliação é de 15% da nota integral do semestre, que será somada à outras avaliações. Cada professor desenvolverá seus critérios de avaliação baseado no estágio em que a turma se encontra, conforme suas necessidades avaliativas, de acordo com o PPP da escola.

 

         

5 – Conclusão

 

          Nós, professores atuantes nesta edição da Feira Literária do Colégio Alternativo, acreditamos no aperfeiçoamento do projeto com a execução continua e anual do mesmo. Sendo esta a primeira participação de alguns dos envolvidos, buscamos as primeiras experiências nesta atividade e o engajamento de toda comunidade escolar para tirarmos as ideias do papel. Vislumbrar a animação dos alunos em colocar suas ideias em prática, mesmo as mais idiossincráticas, é a meta principal de nossa formação e atuação. Conjugamos, então, espírito jovem, experiência e criatividade para alcançarmos os melhores resultados e colocarmos a Feira Literária definitivamente no calendário escolar, sem titubeações.

          A prática leva à perfeição.

 

 

 

 

 

 

Referências:

 

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LIMA, Ana. Recordar para contar. In: Na ponta do Lápis, ano V, nº11, ago/2009.

LOVECRAFT, H. P. Medo clássico Vol. 1. 1ᵃ edição. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2017.

LOVECRAFT, H. P. Medo clássico Vol. 1. 1ᵃ edição. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2021.

MARCUSCHI, Beth. A escrita do gênero memórias literárias no espaço escolar: desafios e possibilidades. In: Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 2, n. 1, ago. 2012. 

MARCHUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora(Org). Gêneros textuais & ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna,2005, p.19-36.

PACHECO, E. Conquista: Solução Educacional: Ensino Fundamental: 9º ano: língua portuguesa. Curitiba: Cia. Bras. de Educação e Sistemas de Ensino, 2023.

RODRIGUES, J. S. O texto dissertativo-argumentativo e seus desafios. In: Ed. Revista Interdisciplinar da FARESE, v. 4, p. 215-219, 2022.

REED, Camen et al: Lugar sombrio. 1ᵃ edição. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2017.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos, 7ª Edição, Campinas, SP: Pontes, 2007.

SARAMAGO, José. As pequenas memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SCHENEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2010.